<$BlogRSDURL$>
Alma de um VagaMundo

terça-feira, abril 19, 2005

Roma IV - da Piazza di Spagna ao Vaticano 



Em forma de cordão retorcido e rodeada por fachadas silenciosas e fechadas, a Piazza di Spagna está usualmente apinhada durante todo o dia. O dia da nossa visita não constituiu uma excepção, como podem comprovar pela fotografia. Esta praça deve o seu nome ao Palazzo di Spagna, construído no séc. XVII para hospedar a Embaixada de Espanha, junto da Santa Sé. A vista que se tem do alto da Scalignata di Spagna (nome das escadarias), é uma das melhores da cidade, sendo que a mesma é uma escolha recorrente de muitos realizadores de cinema (Oceans Twelve é um dos mais recentes exemplos).

A Piazza de Spagna é um local tradicional de encontro de jovens, turistas e dos indispensáveis artistas de rua, que usualmente se reúnem em torno da Fontana della Barcaccia. A igreja que fica localizada no topo tem por nome Trinità dei Monte, tendo sido construída em 1495 e contendo no seu interior inúmeras obras de arte.

Depois de se visitar a praça nada como fazer um pequeno passeio seguindo a famosa Via Condotti, que é somente uma das ruas mais elegantes de Roma, contendo inúmeras lojas de modas e cafés de luxo, de onde se destaca o Caffé Greco. A animação de rua também não falta por estas bandas. O único senão é a quantidade abrupta de turistas por metro quadrado... mas nada é perfeito. Depois é continuar pela badalada Via del Corso, que é uma das mais movimentadas artérias de Roma, e que segue desde o Vittoriano até à Piazza del Popollo.



Após a sessão de vagamundagem pelo “coração” romano rumamos até às margens do rio Tevere, onde majestosamente se ergue o Castelo de Santo Ângelo, que deve o seu nome a um anjo que em 590 d.C. surgiu no castelo, anunciando que a peste, que na altura atacava Roma, iria cessar.
Durante a época medieval esta foi uma das mais importantes fortalezas pertencentes aos Papas. Mais tarde, na época dos movimentos de unificação da Itália ocorridos no séc. XIX, serviu como calabouço e prisão para muitos patriotas.



Do castelo já se avistava ao longe a Cidade do Vaticano, a capital mundial do Catolicismo, com a Basílica de São Pedro no horizonte.



O mais pequeno estado do mundo fica no local onde São Pedro foi martirizado e sepultado, tornando-se a residência dos Papas que lhe sucederam. Para além da praça e da Basílica de São Pedro é de se visitar o famoso museu do Vaticano e a Capela Sistina, moradia dos deslumbrantes frescos de Michelangelo.



Recomendo não perderem a oportunidade de verem in loco os engalanados guardas suíços do Vaticano. E de Roma é tudo. Next Stop: Florença.



Nota: O amigo Jorge do blog Extensa Madrugada, que muito aprecio, desafiou-me também para dar continuidade à Corrente Literária que anda a correr a Blogosfera. Podem encontrar as minhas respostas aqui.

A. Narciso @ terça-feira, abril 19, 2005

| top |

2004 by Alexandre Narciso

Powered by Blogger.

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons License.

referer referrer referers referrers http_referer